sexta-feira, 26 de outubro de 2012

HOJE TERMINA o seriado GABRIELA  foi espetacular, além de ser obra do grande e centenário JORGE AMADO mostrou bem a transição do CORONELISMO para a nova ordem POLITICA da década de 30. Infelizmente existem apesar que reduzidos e  graças a Deus em extinção redultos e currais eleitorais comandados por "coronèis" sem patentes mas com poder nas mãos através do mandonismo alicerçado no clientelismo, perpetuando-se no poder. 
Essa perpetuação se dá através de fraude eleitoral, compra de votos, clientelismo, cestas básicas, falsas promessas, mito politico.  etc Tendo como característica básica IMPEDIR formação de NOVOS LIDERES inclusive no próprio grupo, e quando envelhecem, quando permitem, lançam alguém da familia para continuar mandando.  
No estado de São Paulo quase todas as cidades se livraram desta praga que deveria ter sido extinta com Getulio Vargas, mas municípios muito atrasados e pequenos continuaram, mas devem acabar nos próximos anos. No sertão nordestino e mais ao norte em lugares mais atrasados ainda persistem e nas próximas décadas apesar de já muito atrasados devem acabar. 
PARABÉNS JORGE AMADO, parabéns a GLOBO pela belíssima re-leitura da obra e a todos os atores. 
IMPERDÍVEL mostrar este momento politico na época das eleições no Brasil para alertar os municípios quanto a vários coronéis e RAMIROS BASTOS que ainda insistem em MANDAR. 
A novela acaba hoje, e o coronelismo está com seus dias contados. Vivas a Gabrielas e Gerusas que tiveram coragem de lutar contra esses mandões e romper com os duros padrões de sua época. Que venham novos Mundinhos Falcões PARA RENOVAR A POLITICA e acabar com o ranço da ignorância e do atraso neste nosso SERTÃO.  Vivas a Jorge Amado !!!!  SALVE JORGE!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário