quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Em homenagem ao DIA DO PROFESSOR, ficam minhas homenagens ao WALDOMIRO VILLAÇA, e AOS PREFEITOS DIRCEU NOGUEIRA e PADRE EANES DE MELLO COTIAS, que juntamente com outros lutaram ativamente para instalação do Ginásio em Joanópolis.

Até então, para fazer o Ginásio os joanopolenses saíam cedo de casa no primeiro ônibus as seis da manhã para Piracaia por estradas de terras e só voltavam no fim da tarde, cansados para outro dia nova jornada. Para voltarem mais cedo pegavam caronas nos “leiteiros” e muitas vezes eram surpreendidos por chuvas do fim da tarde. Tinham que levar o lanche, a marmita, o material, aguentar o dia e voltar à sua casa. Sacrífico para estudar era o nome. Nos fins dos anos 50 nossa cidade pela excelente administração do padre Cotias passa a ter uma praça ajardinada, calçada, a cidade passa a ter luz elétrica de qualidade (a diesel), entre outras modernidades e progressos, preocupado com a necessidade de um Ginásio local se mobilizam e conseguem o tão sonhado GINASIO PARA JOANÓPOLIS. Segue abaixo trechos do dia da instalação.

O PIRACAIENSE - 30 de março de 1969. - INSTALAÇÃO DO GINÁSIO ESTADUAL (NOTURNO) DE JOANÓPOLIS. - Deu-se domingo último em Joanópolis, no prédio do Grupo escolar João Ernesto Figueiredo, inauguração oficial do GINÁSIO ESTADUAL (noturno), concretizando mais um dos sonhos do povo joanopolense. Não é necessário e difícil seria, descrever a satisfação daquela gente, diante a realidade dos acontecimentos. Inicialmente foi celebrada pelo revmo. Cônego EANES DE MELO COTIAS, o qual durante o sermão fez menção ao fato em epígrafe, considerando-o importantíssimo na história de Joanópolis. Foi lida em seguida a ata de instalação do referido estabelecimento, pelo ex-diretor do Grupo escolar João Ernesto Figueiredo, professor JOSÉ PEREIRA ÉBOLI, sendo o 3º diretor no período de 1925 a 1926. Prosseguindo fez uso da palavra o dr. NESTOR FIGUEIREDO, irmão mais velho da família Figueiredo (tradicional nessa cidade). Congratulou-se com o povo, compartilhando de sua felicidade pela vitória alcançada. Falou igualmente, a professora ALICE GUAZELLI FIGUEIREDO, que em posição extremista à do irmão, é a mais nova da família. Dirigiu-se em especial aos jovens, encorajando-os para a lua pelo progresso, por se tratarem dos homens do amanhã.
Continuando, falou de improviso o professor Carmine Biaggio, diretor substituto do Ginásio Estadual de Atibaia, a quem coube a missão de instalar o Ginásio em Joanópolis. Solidariedou-se à alegria do povo joanopolense dizendo sentir-se honrado pelo trabalho que o destino depositou em seus ombros. Fez referências elogiosas aos srs. WALDOMIRO VILLAÇA, DIRCEU JOSE NOGUEIRA, DJAHY TUCCI e cônego EANES DE MELLO COTIAS, que incansavelmente lutaram pela justa causa, provando serem homens de responsabilidade empenhados única e exclusivamente no progresso de sua cidade. Foi igualmente lembrado o nome de dª CAROLINA FERRAZ atual e entusiasta diretora do Grupo Escolar, que competente no desempenho de suas funções, muito contribuiu para a instalação do estabelecimento em apreço.
Usou também a palavra o dr. DJAHY TUCCI, presidente da Câmara Municipal, que disse o seguinte: “É de suma importância o Ginásio, para a cultura e progresso dos filhos de Joanópolis, garantindo a estrutura da nossa nacionalidade, vasada nação decisiva dos Jesuítas, que lançaram aqui a semente de nossa formação. A felicidade do povo e das nações tem ligações íntimas com os desígnios de Deus”. Ressaltou ainda a dedicação do cônego EANES COTIAS, na defesa dos interesses da coletividade, evidenciou o atual governo pelo trabalho honesto que apresentou e muito elogiou os srs. JOSE SODRÉ, JAIR NEVES, WALDOMIRO VILLAÇA e professor CARMINE BIAGGIO pela preciosa colaboração, estendendo-se o elogio às abnegadas professoras que muito se distinguiram nessa campanha.
A palavra passou ao sr. WALDOMIRO VILAÇA, o Waldomiro de sempre, o Waldomiro de todos os momentos difíceis que desta vez profundamente emocionado por ter conseguido realizar um sonho de muitos anos, limitou-se dizer: “muito obrigado”.
A seguir falou o prefeito municipal sr. DIRCEU JOSE NOGUEIRA, que disse o seguinte: “Sensibilizado com a presença das autoridades deste e outros municípios, a altas vozes que, A INSTALAÇÃO OFICIAL DO GINÁSIO EM JOANÓPOLIS, no dia de hoje é sem dúvida alguma um passo a mais no progresso alvissareiro da nossa cidade. Mais um avanço, brilhante na senda da civilização. Eis porque como governador desta cidade, me sinto tão orgulhoso, neste momento histórico, por ver que o inicio do meu mandato, já assinale gloriosamente com concretização incontestável desse nosso sonho de tantos anos, agora transformado efetivamente em suprema realidade. O Ginásio Estadual de Joanópolis, ainda que a funcionar na sua primeira série, foi como todos falam e unanimamente todos sentem um autêntico milagre. Semente bendita, consoante dissera o professor Carmine Biággio, ilustre diretor deste estabelecimento de ensino, quinta feira passada ao tomar posse do cargo, cujos frutos dourados não se hão de esperar longamente, dai não poder eu esquivar-me, com a coerência dos princípios que nortearam a minha vida pública, ao agradecimento, imperativo categórico da minha consciência. Quero pois, agradecer ao sr. Waldomiro Vilaça, que sem medir esforços e sacrifícios ingentes, tanto lutou e muito batalhou por esta esplendia realização. Ao sr. Governador do Estado, dr. Roberto Costa de ABREU SODRÉ pelo seu largo gosto de brasilidade e espírito altamente municipalista, o nosso agradecimento sincero e profundo, a ele que atendeu de pronto aos rogos dos nossos pais e família. Ao dr. Jair Neves, pela sua contribuição valiosa, preocupando-se demasiado com a solução efetiva desse problema hoje resolvido, não poderíamos também deixar de agradecer-lhe silenciado o seu nome, pois sabemos de sobejo do que ele, cujo espírito foi plasmado nos bancos do seminário de Mariana, compreendeu mais do que ninguém a necessidade vital do funcionamento do Ginásio, numa cidade como a nossa, a dispor de há muito de verdadeiras condições pedagógicas.
Que neste momento instalamos. Agora pondo em relevo a figura bondosa e compreensiva deste grande benfeitor joanopolense, o sr. José Costa de ABREU SODRÉ, que se comprometeu moralmente conosco em tudo fazer em prol de nossa cidade, não poderíamos deixar de agradecer-lhe os extremos de tanta generosidade. Por isso mesmo que Joanópolis, agradece; Joanópolis comovida, através dos poderes executivo e legislativo se sentem vaidosa em doar-lhe no futuro próximo, o título de cidadão joanopolense, o que vala a dizer adotá-lo como filho, que está mais do que nunca comungando do seu destino e anseios mortais”.
Finalmente, falou a diretora do Grupo Escolar João Ernesto Figueiredo, que em breves palavras, dirigiu uma mensagem a todos dizendo que tudo faria para o bom funcionamento do referido Ginásio. Para dar maior brilhantismo às festividades compareceu a Banda Musical Joanopolense, além da Fanfarra do Ginásio Estadual João de Moraes Góes, que modéstia parte, “abafa mesmo”.
Houve ainda festiva recepção na residência do sr. Waldomiro Vilaça, cuja família, seguindo-lhe o molde é excessivamente hospitaleira. Deliciosos salgadinhos e excelente whisky foram fartamente servidos aos presentes. Piracaia esteve representada pelos senhores: ORLANDO JULIO GUIMARÃES – Prefeito Municipal, LUIZ ANTONIO SCUDELARI – presidente da Câmara Municipal, JAIR LÉO e ARCYR PINHEIRO BARROSO (ambos vereadores) e diversos populares. ATIBAIA esteve representada pelos senhores: DURVAL MANTOVANINI e srª; professor CARMINE BIAGGIO, professor ORLANDO e diversos populares.
A noite houve queima de fogos de artifícios, espetáculo deslumbrante que assinalou o encerramento da instalação do Ginásio Estadual de Joanópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário