terça-feira, 29 de outubro de 2013



ADMINISTRAÇÃO FERNANDES CARDOSO

Boletim Informativo da Prefeitura Municipal de Joanópolis

(Joanópolis e Sua História datado de 01/05/1944 – escrito por JOSE DOS REIS).


Foi no dia 19 de julho de 1938 que o Sr. ANTONIO FERNANDES CARDOSO, num ambiente de verdadeira cordialidade, assumira o exercício do posto que lhe destinara a confiança do Interventor Adhemar de Barros.Assumindo o exercício do cargo o Sr, FERNANDES CARDOSO, tratou de congregar em torno de si todos os elementos representativos do Município afim de que com a colaboração de todas as classes, pudesse mais facilmente cumprir o seu vasto programa administrativo. E a sua atuação de rara operosidade, vem sendo secundada por todas as autoridades e por toda a população do município.  Cardoso com um patriotismo, com uma coragem inaudita e com uma perseverança digna dos mais francos encômios, tem feito o possível para que o desenvolvimento e o progresso de sua terra natal se torne maior e mais intenso, não descuidando, também, do embelezamento de sua urbis. Deste modo Joanópolis não só se modernizando, como também tendo os seus problemas resolvidos definitivamente. Um dos problemas que atualmente ocupa a atenção do Sr. Fernandes Cardoso, é o que se refere a REMODELAÇÃO DA REDE DE ÁGUA DA CIDADE. 

Esse problema foi ESTUDADO COM CUIDADO, por  todos os antecessores do Sr. Cardoso, na administração municipal, não tendo nenhum deles encontrado a chave para sua solução. O Sr. Fernandes Cardoso, numa longa visão administrativa, e com o apoio do benemérito governo do exmo. Sr. Dr. Adhemar de Barros, resolverá esse problema que muito irá concorrer para o nosso desenvolvimento. Pelas mãos do Sr. Interventor Federal já passou o referido processo de REFORMA DA REDE DE ÁGUA da cidade, recebendo de Sua Excelência parecer favorável. Assim espera-se que esse problema seja resolvido brevemente.

OUTROS MELHORAMENTOS tem em vista o Sr. Prefeito Municipal, como por exemplo, o PEDREGULHAMENTO das ruas, aumento da REDE DE ESGOTO, REFORMA DO PRÉDIO onde está instalada o MERCADO MUNICIPAL e REMODELAÇÃO DA PRAÇA SÃO JOÃO.
No exercício de 1940 foram construídas ou reformadas pela atual administração MAIS DE 40 PONTES em todo o município. Os bairros beneficiados por essas construções ou reformas são os seguintes; Bonifácios, Can-Can, Alves, Pretos, Sabiá-Una, Dúvida, Pintos, Olaria, Taboão, Estiva e Sete Pontes.
Foram reformadas mais de 70 QUILÔMETROS DE ESTRADAS DE RODAGENS dentro do município. Na cidade foram alteradas e ABAULADAS TODAS AS RUAS, sendo também reformadas os BOEIROS DA PRAÇA Padre Domingos Segurado, rua Cap. Antonio Mathias e Luiz Figueiredo. Atualmente está sendo REMODELADA A PRAÇA PEDRO DE TOLEDO.

Ao assumir o exercício do cargo em julho de 1938 o Sr. FERNANDES CARDOSO encontrou a Prefeitura em atraso com o pagamento de juros de sua dívida flutuante. Ao encerrar o exercício, isto é, cinco meses depois de sua posse o Sr. Cardoso PAGOU TODOS OS JUROS VENCIDOS até aquela data, num total de 3:331$500 e amortizou um título de importância de 2:889$000 (réis).

A arrecadação do município tem melhorado sensivelmente sob o controle do Sr. FERNANDES CARDOSO. Em 1937 a arrecadação da Prefeitura Municipal foi de 51:326$500; em 1938 sua renda subia para 52:248$500; e em 1939 já a sua receita atingiu a soma de 55:583$250, e em 1940 a sua arrecadação chegou a 75:609$800.  A receita prevista para o corrente exercício é de 80:000$000. O desenvolvimento de Joanópolis como a de todos os municípios do Estado, proveio da união de todos os paulistas que numa verdadeira comunhão de idéias cerraram fileira ao lado dos administradores que hoje integram, com verdadeiro espírito de brasilidade, o ideal da nacionalidade sintetizado no governo patriótico do eminiente Chefe dr. GETULIO VARGAS.  E as relações mantidas pela municipalidade e Estado são as mais cordiais possíveis, sendo o nome do Interventor Federal  dr. Adhemar de Barros, unanimamente acatado em todo o município de Joanópolis. Ao regime de 10 de novembro instituído pelo Presidente Vargas devemos a evolução social, intelectual, econômica e financeira  dos nossos municípios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário